Slow Food Internacional apóia a campanha pelo leite cru na Irlanda

Slow Food Internacional está do lado da Slow Food Irlanda na luta pela liberdade de escolha dos consumidores e para garantir a produção e venda de leite cru. A Slow Food Irlanda respondeu à proposta de proibição de venda de leite cru exortando o Governo da Irlanda a elaborar um protocolo de produção para a produção e venda de leite cru.  Hoje os rigorosos padrões sanitários e de segurança utilizados em processos de produção garantem um produto de alta qualidade e seguro.

 

O Presidente da Slow Food, Carlo Petrini, fez uma declaração de apoio à campanha: “Dez anos atrás, durante o Cheese 2001 em setembro, a Slow Food lançou uma campanha internacional em defesa de queijos de leite cru, publicando um Manifesto, organizando atividades e pressionando aos governos de países em que está presente. Esta batalha, é justo dizer, foi vencida pouco depois, especialmente nos países anglo-saxões, inclusive na Irlanda, onde foram feitas exceções para preservar estes queijos preciosos e saborosos.
Hoje, próximo à abertura do Cheese 2011, que se dará no dia 16 de setembro em Bra, Itália, a questão do leite cru foi mais uma vez levantada na Irlanda e em outros países por burocratas e Ministros. Desta vez, apesar de não afetar o queijo, estão tentando proibir a venda de leite cru na Irlanda. Quando o assunto tem a ver com leite cru, assim como muitos outros alimentos, a Slow Food acredita que não devemos trocar nossa liberdade de escolha pelo conforto e segurança percebida. Regulamentos atuais e técnicas inovadoras, adicionadas às práticas e conhecimento tradicionais usadas para produzir leite de alta qualidade, tornam o leite cru um produto seguro e saboroso, que pode ajudar pequenos produtores a sobreviver nesta era de pasteurização”.

 

Slow Food Internacional apóia Slow Food Irlanda e suas ações na Campanha pelo Leite Cru na Irlanda. Junto a produtores da Irlanda presentes no Cheese 2011, um momento de reflexão será dedicado a este assunto, que irá, sem dúvida, encontrar o apoio e solidariedade de produtores, peritos e entusiastas do queijo de todo o mundo reunidos em Bra neste setembro de 2011.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s