Tuk tuks elétricos vão reduzir em 561 mil barris por ano o consumo de gasolina nas Filipinas

Tuk tuks elétricos vão reduzir em 561 mil barris por ano o consumo de gasolina nas Filipinas

por Melvn G. Calimag

Manila Standard Today

30 de junho de 2012

Via Manila Standard Today

O Departamento de Energia das Filipinas (DOE)  disse que seu projeto de tuk tuks elétricos pode reduzir o consumo de gasolina no setor de transportes em até 561 mil barris por ano, o que evitará a emissão na atmosfera de 200.000 toneladas de dióxido de carbono por ano.

Esta meta pode ser atingida pela substituição de 100 mil tuk tuks movidos a álcool por veículos com baterias carregadas com eletrecidade. O projeto almeja também aumentar a renda dos motoristas pela economia de gastos com combustível e gerar empregos locais com a instalação de fábricas de tuk tuks elétricos e o surgimento de demandas por serviços relacionados a pós-venda.

O DOE declarou ainda que o aumento de demanda provocada com a adoção dos triciclos elétricos não acarretará sobrecarga no fornecimento de eletrecidade.

A agência esclareceu que os tuk tuks elétricos serão carregados em horários de baixo consumo, o que contribuirá para o uso mais eficiente da capacidade geracional de eletrecidade disponível.

No caso de áreas sem acesso à rede elétrica, o carregamento dos tricilos será feito em estações de energia solar, o que também contribuirá para um ambiente mais limpo.

O projeto tuk tuk elétrico deverá colocar as Filipinas numa situação de ponta entre os países que oferecem sistemas de transportes eficientes e ecologicamente sustentáveis.

Traduzido por Robin Geld

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s