Busca pelo fresco remodela a cultura de alimentos nos Estados Unidos

Fonte:  Packaged Facts

24 de maio de 2012

Manufaturadores, restaurateurs e produtores de alimentos precisam responder ao papel que a tendência por alimentos frescos está a exercer nas escolhas de consumidores nos Estados Unidos, de acordo com  o relatório “Freshness: Culinary Trend Mapping Report”  (Alimentos frescos: relatório do mapeamento de tendências culinárias), da editora  Packaged Facts e da agência de análise de mercado de alimentos e bebidas, CCD Innovation, de São Francisco.

Kimberly Egan, CEO da CCD Innovation, alerta que não se trata apenas de uma questão de verduras fresquinhas e de vendas dentro do prazo de vencimento; é um modo de pensar que permeia a cultura de alimentos e muda seu paradigma. “Os consumidores de hoje estão a redefinir  o fresco com renovado ânimo, valorizando-o como marco de qualidade que procuram em todo canto do mundo dos alimentos”. E estão encontrando; o acesso dos consumidores a alimentos frescos agora chega a mercados e canais de varejo além do setor de produtos frescos num supermercado.

É fácil entender porque o fresco tornou-se assim crucial. O alimento fresco significa saúde e boa nutrição, qualidade artesanal e sabor pleno. O alimento fresco em geral tem origem conhecida que pode ser traçada para melhor entender como nossa comida chegou ao nosso prato, e quais os responsáveis pelo trajeto. O alimento fresco pode ser macio e suculento, firme e maduro, rico, delicioso e colorido—todos atributos de um novo padrão a que os consumidores aderem cada vez mais.

Nesta edição do Culinary Trend Mapping Report as seguintes tendências em alimentos e serviços alimentares situam-se num dos cinco estágios do Trend Mapping® de propriedade de CCD Innovation. O Estágio 1 significa que uma tendência está começando a ganhar força entre chefes criativos e consumidores curiosos, enquanto que o Estágio 5 indica que já foi completamente absorvida pela maioria, estando presente nos menus de pronta entrega e nas prateleiras de mercados.

  • Estágio 1: Ceviche peruano:  O Ceviche há tempo é alimento básico no Peru e marca presença nos menus de vários outros países latino-americanos. Os chefes agora acrescentam suas ervas e legumes especiais, proporcionando uma experiência holística do fresco.
  • Estágio 2:  Vinho no barril:  Cada vez mais, adeptos do vinho, produtores da bebida e restaurateurs abrem os olhos e os bares para a prática de servir vinho diretamente do barril.
  • Estágio 2: Queijos frescos:  Os queijos frescos vão ganhando espaço tanto na cozinha caseira como em restaurantes. Eles têm em geral preços mais acessíveis, mas vida útil mais curta, tornando-os mais presentes no uso cotidiano.
  • Estágio 2: Programas da CSA:  Quando você não consegue chegar até a feira de produtos frescos e locais, traga a feira até você. Este é o conceito básico que guia os programas da Community Supported Agriculture (Agricultura Apoiada pela Comunidade) que estão agora expandindo a novos setores da indústria de alimentos.
  • Estágio 3: Frutas frescas nas saladas de entrada: A “salada bistrô” tornou-se glamorosa no final de século 20, e a tendência acelerou neste século em que a variedade de alimentos apresentada nas saladas, especialmente as frutas, vem crescendo exponencialmente.
  • Estágio 4: Alimentos naturais preparados por mercados: a busca crescente por alimentos preparados, em especial de mercados de alimentos naturais,  está criando um novo padrão que leva os principais varejistas continuar a fornecer opções de alimentos frescos, saudáveis, dentro das tendências, para consumidores a qualquer momento do dia.
  • Estágio 5: Leite:  O leite comum continua sendo um produto muito fresco e popular, e agora é encontrado em diversos estilos e formas —incluindo-se leites de vários sabores, leite cru e leite de cabra para tomar em grandes goles.

 

Para mais informações sobre “Freshness: Culinary Trend Mapping Report”, visite  http://www.packagedfacts.com/Freshness-Trends-Culinary-6775717/

Traduçào: Robin Geld

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